Filosofia

Śrī Tathāta está conectado à grande Tradição Védica Indiana de cujas origens ele é o continuador. O conceito essencial que ele apresenta é o de Dharma. O Dharma pode ser descrito como a maneira justa de Viver levando à elevação gradual da Consciência.

Este caminho é feito de etapas sucessivas: o nível marcado pelas tendências animais, o nível plenamente Humano, caracterizado pelo surgimento do discernimento e uma melhor consideração do outro; o nível do homem nobre, que vive de acordo com as Leis Cósmicas e se preocupa com seus semelhantes; em última análise, o nível de realização ou Consciência Universal. Os Dharma Sūtras explicam as etapas que conduzem os Seres Humanos a essas alturas.

Portanto, o ensino do Dharma é para todo Ser Humano, onde quer que esteja. Cada um é convidado a se elevar gradativamente, a se transformar positivamente, não só pelas práticas Espirituais regulares, mas também por um modo de vida levando em conta as Leis Cósmicas, ou seja: abstenção do que faz mal a si ou aos outros, Espírito de Cooperação e Serviço, Vida Familiar Harmoniosa, etc. A atenção que todos devem prestar ao seu modo de Vida é, sem dúvida, uma característica importante do ensinamento de Śrī Tathāta: se a Consciência influencia a Vida, reciprocamente é a correção no modo de conduzir a Vida que permite a progressão da Consciência.