Os Yajnas

“Portanto, durante a primeira Yuga (Era) – que leva o nome de ādi Yuga, grandes seres vieram para fazer asceses na Terra: por meio de sua imensa força de vontade e capacidade de visualização, eles plantaram a semente do futuro para permitir que o planeta se desenvolvesse da maneira certa dentro do Universo. Foi no Yuga seguinte ou Tretā Yuga – que os Yajnas nasceram. Os Rishis fizeram Vajnas (Rituais ao Fogo Sagrado) para espalhar o Dharma por entre os Seres Humanos. O modo de vida da humanidade de que estamos falando surgiu de um nível de consciência muito baixo e os tempos não estavam maduros para a introdução de princípios Dhármicos. Os Rishis, tendo compreendido isso, ofereceram esses Yajnas ao Fogo Sagrado em nome dos Seres Humanos, orando pelo bem-estar e prosperidade do Mundo. Eles sabiam que as vibrações geradas pelos Yajnas sem dúvida levariam à transformação gradual da Mente Humana e do Universo.”

Trecho do Dharmayanam, Sri Tathata,
Lumière du Dharma Editions, capítulo 15 – Em francês

Yajna

É um processo de oferendas ao Fogo Sagrado acompanhado pela recitação de Hinos Védicos.

Yajnas

É um conjunto de rituais que foi codificado na Era Védica. Um Mahāyāga (Grande Yajna) ocorre quando um sábio e as autoridades temporais de um país concordam com a necessidade de reequilibrar as Forças da Natureza e da Mente Humana.

Essa convergência do espiritual e do temporal dá ao Mahāyāga um raro poder de influenciar positivamente o Bem-Estar da Humanidade.